quinta-feira, 7 de julho de 2011

SAMU 192 -Atendimento feito pelo Samu do Cabo serve de modelo para o Estado de Tocantins.









O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Cabo de Santo Agostinho recebeu, na tarde dessa segunda-feira (06/06), representantes do município de Palmas, capital de Tocantins. A visita teve como objetivo mostrar ao grupo como é feito o trabalho e a estrutura da base descentralizada do Cabo, que foi escolhido pelo Samu do Recife para servir de modelo para o Estado de Tocantins. A visita também foi feita à base central do Samu, em Recife, que foi indicada como referência pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o gerente de Regulação Médica do Samu Metropolitano do Recife, Frederico Henriques, a base descentralizada do Cabo foi escolhida como modelo por ser uma das melhores. “Queremos ampliar e regionalizar o Samu de Palmas. Por isso, viemos até aqui esclarecer dúvidas e tentar adequar o padrão apresentado ao nosso Estado”, disse a coordenadora administrativa do Samu de Palmas, Jissimira Pitteri.



Segundo o gerente de Atenção à Saúde (GAS) do município, Romero Nogueira, o momento é de muita satisfação. “Os esforços para manter o Samu do Cabo contribuiu muito para que ele se tornasse referência para outras cidades. Isso mostra o trabalho desempenhado pelo prefeito Lula Cabral, que juntamente com o secretário de Saúde, José Carlos de Lima, tem trabalhado em prol de uma melhor qualidade de vida para a população”, ressaltou.



A coordenadora do Samu municipal, Adriana Bezerra, disse que é gratificante ver o trabalho realizado pela base ser reconhecido em termos de profissionalismo, responsabilidade e compromisso.



SERVIÇO – O Samu do Cabo iniciou suas atividades em setembro de 2006, trazendo para a população cabense a oportunidade de receber gratuitamente uma assistência qualificada. Atualmente ele dispõe de três viaturas móveis, sendo uma de suporte avançado (UTI Móvel) e duas unidades de suporte básico, que atendem casos de acidentes de trânsito, doenças clínicas emergenciais como infarto, convulsão, desmaio, pacientes vítimas de transtorno mental e remoções inter-hospitalares.



Texto: Jessica Benevides – Estagiária da Secom/Cabo de Santo Agostinho

Fotos: Ivan Melo

Ídolos 2011 - Higor Rocha-parabéns torço por voçe

http://www.youtube.com/watch?v=IV_hRHKxRDI&feature=related