segunda-feira, 2 de julho de 2012
Sábado, 07/08/2006 - 9h47 SAMU do Cabo é o primeiro no estado a receber ‘Instrução e Capacitação’ para resgate em altura
Serviço de atendimento móvel de urgência do Cabo já virou referência por sua organização e atendimento pré-hospitalar
Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU, do Cabo de Santo Agostinho, iniciaram no último sábado (05/07), capacitação e instrução de resgate em altura. Os instrutores utilizaram a “ponte velha” por trás do TIP, no Curado, para ensinar técnicas de resgate e irão capacitar ao todo 16 profissionais do serviço. O município é o primeiro beneficiado com esse curso que é baseado em técnicas de rapel e terá cinco semanas de duração, com intervalos de uma semana. O SAMU Cabo já é considerado referência na Região Metropolitana do Recife.
O curso tem como objetivo capacitar o profissional do SAMU ainda mais, em seu resgate de rotina. “Nós queremos fazer um SAMU diferente, onde a gente possa ajudar o bombeiro, que às vezes está longe e demora a chegar. Futuramente até já pensamos em fazer resgates aquáticos, mas para isso precisamos provar no Ministério da Saúde que estamos prontos e capacitados”, disse a coordenadora do SAMU no Cabo, Elysângela Alcoforado.
O SAMU do Cabo já vem sendo citado como exemplo nas reuniões de toda a região metropolitana, por sua organização e atendimento pré-hospitalar, onde o tempo para a chegada do resgate pode durar de 3 a 6 minutos. Por conta disso, o município não está tendo impasses quanto ao recebimento de verbas para as devidas melhoras no serviço. “Não faltam aparelhos, ambulâncias muito menos, pessoas capacitadas, e já contamos com uma UTI móvel, onde é possível realizar até micro-cirurgias dentro do automóvel. Acho que a população é que precisa utilizar ainda mais esse serviço”, ressaltou Elysângela.
Segundo a coordenadora os profissionais do SAMU estão sempre recebendo cursos e capacitações para aprimorarem suas operações de rotina prezando para que todas as pessoas ligadas ao SAMU e hospitais da região como o Mendo Sampaio, Jamaci de Medeiros, tenham noções de resgate sabendo, por exemplo, como proceder em casos de acidente com veículos e quedas. “Em casos de acidentes com moto é importante para qualquer cidadão, ligado à área de saúde ou não, que a primeira coisa a se fazer é ligar para o 192, e tentar estabelecer uma comunicação com a vítima, acalmando-a. Nunca tirar o capacete da vítima ou tentar mudá-la de posição”, explicou.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário